Prestação de Contas do Ensino Superior

Os autores decidiram que, apesar de muita retórica sobre prestação de contas
no ensino superior, ninguém parecia ansioso para realizar uma avaliação, então
eles fizeram a sua própria. Eles usaram um teste conhecido como Collegiate
Learning Assessment, ou CLA. O teste tem três partes, embora usem dados de
apenas uma parte, a “tarefa de desempenho”. Os alunos são, por exemplo,
designados para aconselhar “um empregador sobre a conveniência de comprar
um tipo de avião que caiu recentemente”, e recebem documentos, como artigos
de notícias, um relatório de acidente da FAA, gráficos etc. para escrever
memorandos. Os memorandos são classificados por “pensamento crítico,
raciocínio analítico, resolução de problemas e redação”.
O teste foi aplicado a um grupo de mais de dois mil calouros no outono de 2005
e, novamente, ao mesmo grupo, na primavera de 2007. Arum e Roksa dizem
que 45% dos alunos não apresentaram melhora significativa , e eles concluem
que “o ensino superior americano é caracterizado por um aprendizado limitado
ou inexistente para uma grande proporção de alunos”.
O desenho do estudo levanta muitas questões, desde a razoabilidade de avaliar
o crescimento do aprendizado após apenas três semestres completos de
faculdade EAD. A inferência inicial óbvia a ser feita sobre um teste que não
detecta uma diferença onde você espera é que não é um teste muito bom. E,
mesmo que o teste meça algumas habilidades com precisão, os resultados não
dizem nada sobre se os alunos adquiriram algum conhecimento, ou atitudes
socialmente desejáveis, que não possuíam antes de entrar na faculdade. Curso gestão comercial ead