No entanto, um dos fatores mais importantes que determinam a hélice apropriada é a altura do motor do barco

Cada hélice é projetada para funcionar em uma altura de instalação específica. Algumas hélices são projetadas para trabalhar no fundo da água, outras na superfície e outras metades dentro e metade fora da água. Portanto, a escolha da hélice deve sempre ser feita em conjunto com a altura de montagem do motor do barco. Em outras palavras, cada altura de montagem afeta a escolha da hélice.

Não é possível obter o desempenho máximo, mesmo que teoricamente tenhamos a altura de instalação ideal, mas não usemos a hélice adequada para a altura específica. A altura do motor do barco e a hélice trabalham juntas, de mãos dadas. Portanto, nunca devemos procurar a altura de instalação adequada separadamente, mas sempre em relação à hélice correspondente.
https://oestemarine.com.br/lancha-pequena/
A melhor combinação de altura de montagem/hélice faz parte da configuração ideal. Em geral, hélices com ângulo de inclinação maior, copo mais alto, diâmetro maior e mais pás ou superfície de pá funcionam melhor em posições mais altas do motor do barco. Uma hélice de três passos geralmente funciona mais rápido e dá mais final do que uma de quatro passos do mesmo passo. Quanto mais pás a hélice tiver – sob certas condições de curso – mais rápido ela nos planejará, melhor será sua mordida na água e melhor será o manuseio do barco em mau tempo.