Você paga ganhos de capital se perder dinheiro na venda de uma casa?

Você não pode deduzir as perdas de uma residência principal, nem pode considerá-las como perda de capital em seus impostos. No entanto, você pode fazer isso em imóveis de investimento ou imóveis para aluguel. Lembre-se de que os ganhos com a venda de um ativo podem ser compensados por perdas na venda de outros ativos, até US$ 3.000 ou o seu prejuízo líquido total, e tais perdas podem ser elegíveis para transferência em anos fiscais subsequentes. Se você vender o imóvel abaixo do preço de mercado para um parente ou amigo, a transação poderá sujeitar o destinatário a impostos sobre a diferença, o que a Receita Federal pode considerar um presente.

Além disso, lembre-se de que o destinatário herda sua base de custo para fins de determinação de quaisquer ganhos de capital ao vendê-lo, portanto, o destinatário deve estar ciente de quanto você pagou por ele, quanto gastou em melhorias e os custos de venda, se houver. Além da isenção de US$ 250.000 (ou US$ 500.000 para um casal), você também pode subtrair o custo total do imóvel do preço de venda. O custo é calculado a partir do preço pago pelo imóvel e, em seguida, adicionando as despesas de compra, como custos de fechamento, seguro de propriedade e quaisquer taxas de liquidação.
https://www.imobiliariamota.com.br/imoveis/para-alugar/chacara+sitio+terreno+area+casa
A esse valor, você pode adicionar o custo de quaisquer adições e melhorias que você fez com uma vida útil de mais de um ano. Por fim, adicione seus custos de venda, como comissões de corretores imobiliários e honorários advocatícios, bem como quaisquer impostos de transferência incorridos. Quando você terminar de somar os custos de compra, venda e melhoria do imóvel, seu ganho de capital na venda provavelmente será muito menor, o suficiente para se qualificar para a isenção.